Qual o papel do arquiteto?

Muitos relacionam arquitetura apenas à beleza, talvez esta seja uma falha nossa enquanto arquitetos, pois muitas vezes deixamos de mostrar os outros lados da arquitetura que são tão importantes ou mais importantes que à beleza. Unir forma e função é o principal papel do arquiteto, é conseguir fazer com que o sonho do cliente fique dentro do orçamento disponibilizado e e seja feito de maneira eficiente.


É necessário um bom dimensionamento dos espaços, com uma coerência e lógica nos fluxos de uma casa por exemplo.


A arquitetura irá delimitar grande parte de como será o uso daquele espaço, influenciando diretamente no cotidiano dos usuários. Um projeto arquitetônico é criado para cada cliente, de acordo com dinâmica familiar e programas de necessidades, afinal não existem duas famílias iguais e que utilizam de maneira idêntica o mesmo espaço.


Então quem disse que o tamanho ideal de uma cozinha é 5x5?

Depende da forma como se usa esta cozinha, algumas famílias preferem fazer todas as refeições na própria cozinha, outras utilizam somente para cozinhar e fazem refeições na sala de estar.

Tem também as famílias que usam a cozinha eventualmente, fazendo as refeições em restaurantes.


Tudo isso citado acima é apenas um exemplo rápido do quanto a arquitetura deve ser personalizada para atender às necessidades de cada cliente.


Não basta copiar uma planta da internet, a arquitetura vai muito além e é papel do arquiteto estruturar um projeto que atenda especificamente cada cliente. Somos mais que capas de revista e mostra de decoração, somos idealizados de estilos de vida, estudamos história, psicologia, teoria, estudamos tecnologia dos materiais, estrutura, estamos o tempo todo antenados no homem e suas mudanças.


O arquiteto deve estar atento às mudanças de cultura e modo de viver de uma sociedade e se adaptar à isto, muitas vezes se antecipar à estas mudanças, propondo novas formas de morar e claro, é capaz de unir tudo isso com a beleza, afinal todos querem uma casa linda.







.

#arquitetura #papeldoarquitetura #ambientes #conceitosarquitetura #arquitetosemcascavel #formaefunção #isadalfovo #kzarquitetura #projetoresidencial #arquiteturasensorial

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Em meus projetos fica evidente o quanto amo trabalhar com iluminação natural. No m eu blog arquitetura na web fiz uma postagem especial sobre isso. Clique no link abaixo e saiba mais: https://arquitet